fbpx

Ao contrário do que muitos usuários acham, configurar os impostos brasileiros no QuickBooks americano é perfeitamente possível, e, no caso do SuperSimples, também extremamente fácil. Veja como deixar o seu QuickBooks pronto para cálcular o SuperSimples sobre cada nota fiscal lançada:

Passo 1: Habilite o cálculo de impostos na configuração

Entre no menu EDIT->Preferences->Sales Taxes->Company Preferences e mude a opção 'Do you charge sales tax' para 'Yes'. Em seguida, clique no botão 'Add sales tax item' no lado esquerdo e crie um 'Sales Tax item' com nome e descrição didático. É aconselhável incluir já no nome a alíquota aplicada. Caso ainda não exista no seu cadastro de 'Vendors', inclua o seu 'sócio oculto', o Ministério da Fazenda.

Tela2New

 

Passo 2: Crie uma conta do tipo 'Income' com o nome 'Dedução Impostos' ou semelhante

Esta conta servirá para deduzir da receita bruta o valor dos impostos. Sendo uma conta de receita o valor aparecerá com sinal negativo.

Passo 3: CriE um item de desconto (Discount)

No cadastro de itens criamos um item do tipo 'Discount' com a alíquota do SuperSimples, vinculando-o à conta contábil criada no passo anterior. Importante: Não esqueça de digitar o símbolo '%' no campo 'Amount or %'. Sem ele, o QuickBooks descontará apenas um valor fixo ao invés de um percentual. Observe também que o 'Tax Code' é 'Non', ou seja, não tributável.

Tela22

 

Passo 4: Lance a nota fiscal

Para que o QuickBooks faça o cálculo do imposto à moda brasileira ("cálculo por dentro"), teremos que incluir em cada 'invoice' o item de desconto criado no passo anterior. Assim o programa deduzirá o valor do imposto do item da receita, mas como o 'desconto' não é tributável, não entrará no cálculo do imposto sobre o total da nota (R$ 1.240,00) na parte inferior. Observe que desconto e imposto sempre devem ser iguais.

Tela23

 

Efeitos no Lucros e Perdas e no Balanço

Pela sistemática adotada, no Lucros e Perdas são apresentadas a receita bruta e o valor dos impostos. No balanço o valor do SuperSimples a ser recolhido aparece na conta 'Sales Tax Payable'.

Tela24

SBS PNG Logo
Independent Quickbooks Solution Provider 

Contato Rápido

Skype: sbscontrol
Fone: (71) 3013-5882
WhatsApp: (71) 9 8713-0008
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Login Form