- Detalhes
- Acessos: 140
QuickBooks Enterprise
O QuickBooks Enterprise é um software de gestão contábil e empresarial avançado, projetado para empresas maiores, com operações mais complexas e que necessitam de maior flexibilidade e recursos. É uma solução mais robusta e abrangente do que QuickBooks Online Advanced, oferecendo ferramentas adicionais para lidar com questões como gestão de estoque, precificação, custeio de obras, folha de pagamento, entre outros.
O QuickBooks Enterprise é ideal para:
- Empresas maiores e estabelecidas: Que precisam de recursos mais avançados para gerenciar suas operações.
- Empresas com múltiplos usuários ou locais: Que necessitam de acesso remoto e colaborativo ao software.
- Empresas com fluxos de trabalho complexos: Que exigem ferramentas específicas para gestão de estoque, precificação e folha de pagamento.
- Empresas que precisam de relatórios personalizados: Para acompanhar a saúde financeira da empresa e tomar decisões mais assertivas.
No Brasil, o QuickBooks Enterprise costuma atrair uma comunidade relativamente pequena, mas bastante fiel, de usuários que não se intimidam com a interface originalmente em inglês. Em geral, esses usuários estão ligados a empresas e profissionais que precisam de um software robusto e testado para lidar com demandas contábeis complexas e que valorizam funcionalidades avançadas. Eis alguns traços desse perfil:
- Setores de Atuação:
Empresas de assessoria financeira – como gestão de ativos, reestruturação, fusões e aquisições –, comércio exterior (importação/exportação, despacho aduaneiro), consultorias, engenharia, serviços de tradução e empresas de tecnologia. Esses segmentos tendem a lidar com operações mais complexas e, frequentemente, atuam em ambientes com práticas internacionais. - Aptidão Técnica e Internacionalização:
Por ter sido desenvolvido para o mercado norte-americano, o software exige um certo conforto com o idioma inglês e com sistemas que podem não ser totalmente adaptados à realidade local. Assim, os usuários frequentemente se destacam pelo domínio do inglês, o que facilita a absorção de todas as especificidades da ferramenta. - Necessidades Específicas de Funcionalidades:
Esses profissionais e empresas optam pelo QuickBooks Desktop justamente por necessitarem de funcionalidades mais robustas e detalhadas – como relatórios avançados, controle aprofundado de inventário e outros recursos customizáveis – que podem não ser completamente atendidos pelas versões online.
Depois do encerramento da venda das versões Pro e Premier no ano passado (2024), o Enterprise tornou-se a única opção remanescente da tradicional linha Desktop da Intuit. Como um programa desenvolvido para o ambiente Windows, sua instalação segue um processo tradicional.
Opções de instalação:
- Standalone: instalado em uma única máquina local.
- Peer-to-peer: numa rede sem servidor, onde uma das estações também atua como servidor não dedicado do company file — opção pouco utilizada.
- Rede Local (LAN): o company file é armazenado em um servidor rodando Windows Server ou Linux e acessado por estações (exclusivamente Windows) na rede. Algumas empresas optam por utilizar o servidor também como estação local.
- Rede Local (LAN) com acesso remoto pela internet: requer o pacote Windows Remote Desktop Services (RDS) para Windows Server.
- Hospedagem em nuvem: alternativa cada vez mais popular por eliminar a necessidade de infraestrutura própria de TI. Esse tipo de serviço para o QuickBooks já está disponível no Brasil.
Edições:
Desde o seu lançamento em 2002 até 2020, o QuickBooks Enterprise foi comercializado em três edições: Silver, Gold e Platinum, todas com capacidade para até 30 usuários. Posteriormente, a Intuit lançou a edição Diamond, que possui as mesmas características da edição Platinum, mas suporta até 40 usuários.
Analisando nosso histórico de vendas, a edição Silver atende à maioria dos usuários brasileiros. A edição Gold é recomendada exclusivamente para o processamento de folhas de pagamento nos Estados Unidos, sendo indicada para filiais localizadas nesse país. As edições Platinum e Diamond são necessárias para empresas que gerenciam múltiplos estoques.
Usuários típicos:
Controllers, gerentes financeiros, contadores e assistentes devidamente supervisionados.
Requisitos mínimos do Enterprise (inalteradas desde 2022)
clique aqui
Como comprar
clique aqui
