fbpx
Imprimir
Como (não) lançar retenções de fornecedores

A cidade de Delfos, na Grécia antiga, era considerada o umbigo do mundo. Hoje em dia apenas um campo de ruínas frequentado por arqueólogos e turistas, abrigava na época o famoso oráculo que fornecia previsões e conselhos ao público pagante durante mais do que um milênio.

Entretanto, do ponto de vista do consumidor moderno, a qualidade do serviço do oráculo era bastante precária. As sacerdotisas davam palpite nos mais variados assuntos (pessoais, sucesso de negócios, políticos e até militares), mas não tinham formação ou especialização nenhuma para tal. Consequentemente as respostas eram muitas vezes nebulosas, dando frequentemente margem a mal interpretações. Conhecido é o caso do consumidor Creso, rei da Lídia (na atual Turquia), que pagou uma fortuna ao oráculo para depois descobrir que o reino previsto a ser destruído era o seu próprio e não, como pretendido, o do vizinho: "Se Creso atravessar o rio Halys, um grande reino cairá".

Quem analisa as respostas do suporte da Intuit brasileira aos questionamentos feitos pelos clientes na “Comunidade QuickBooks” e tiver sólidos conhecimentos da versão Desktop notará uma certa semelhança com o padrão de respostas do oráculo de Delfos.

Os “especialistas”, devidamente terceirizados e sem supervisão qualificada, palpitam sem ter conhecimentos mínimos de contabilidade, além de saber pouco sobre os recursos e o manuseio correto do próprio QuickBooks. Para camuflar recorrem, igual a "equipe" de Delfos, a frases evasivas e nem sempre dotadas de lógica. Sirva como exemplo o seguinte tópico:

tópico

 

A página completa você encontra aqui. Nosso nome de usuário nas postagens: Nosferatu1. 


Resumindo e complementando:

1. Retenções (inglês: retentions), fazem parte das transações “arroz e feijão” do QuickBooks, tanto na versão Desktop quanto na versão Online, dispensando qualquer “recurso específico”. E a solução que propusemos na postagem não é apenas uma opção entre outras. É amplamente usada nos Estados Unidos e até na Índia, muito mais prática, e, consequentemente, a única a ser recomendada.  Exemplos em inglês podem ser facilmente encontrados na internet:

QuickBooks Online: How to handle vendor subcontractor retainage retention in QuickBooks Online”

A recomendação de usar lançamentos contábeis para retenções está em desacordo com o “razão de ser” do QuickBooks, que foi criado justamente para facilitar a sua operação por pessoas sem conhecimentos contábeis. Usando a transação BILL/CONTA A PAGAR do QuickBooks já pré-define pelo menos um lado do lançamento, restando ao usuário apenas a escolha do outro.

2. Precisa “entender de finanças” como afirma o vídeo “Como criar lançamentos contábeis no QuickBooks Online”?  Afirmação errada. Precisa entender de contabilidade

3. QuickBaques? O que impressiona é a capacidade da Intuit local de errar até na pronúncia do próprio produto no vídeo apresentado. O duplo “o” em inglês é pronunciado como “u”. Exemplos: cool, fool, tool, wool e, evidentemente, book. Em português a grafia equivalente a pronuncia em inglês seria "QuickBuques" ao invés de "QuickBaques".

4. “Despesa descritiva”: Ocorre que uma retenção numa conta a pagar nunca afeta o resultado e, consequentemente, não pode ser uma despesa.

5. O cliente ajuda na definição do vocabulário contábil:

“Hoje, fazemos um estudo com clientes para entender qual a melhor forma de utilizar os termos no sistema, e por isso eles estão dessa forma.”

De novo: O QuickBooks é um programa contábil para usuários sem conhecimentos contábeis. O desenvolvimento das versões americanas contou e conta com a participação de graduados pelas melhores universidades como Harvard, Princeton e Yale. Consequentemente a nomenclatura usada desde a primeira versão está impecavelmente de acordo com o jargão contábil americano. Já aqui no Brasil a substituição do atual exótico vocabulário contábil ainda fica por conta de “um estudo com clientes”. Começando "hoje".

Ou seja, leigos contábeis se inspirando em leigos contábeis e, por cima, imunes a conselhos qualificados. E, o que é pior, com consentimento tácito da matriz americana.

 

 

Online